Ambiente Pessoal

Ambiente Pessoal
(eu e os mognos)

terça-feira, 17 de maio de 2011

AMBIENTE EXTERNO (O Porquê do Cultivo Comercial do Mogno)

O Porquê do Cultivo Comercial do Mogno
-
Através de uma visão socioeconômica ambiental -


Enquanto a consciência ambiental ainda não se faz presente na maioria dos povos, ações remediadoras tornam-se necessárias para reequilibrar os efeitos devastadores ocasionados ao meio ambiente, pela exploração indiscriminada dos recursos naturais planetários. Ações essas que podem estar integradas aos aspectos socioeconômicos, para que o desenvolvimento continue atendendo as necessidades presentes de produção e consumo de cada nação, mas também preservando os recursos naturais para as gerações futuras com um desenvolvimento planetário sustentável.

Hoje em dia o reflorestamento se faz necessário em muitas regiões do mundo como uma medida de reequilíbrio ambiental. Em nosso país uma das formas de reequilíbrio ambiental poderia ser integrar o reflorestamento aos aspectos socioeconômicos regionais dos produtores rurais, utilizando-se árvores nobres em plantios consorciados com as culturas agrícolas e também associados à criação animal, como na criação extensiva de gado em algumas partes do território nacional.

Devido aos elevados valores comerciais de sua madeira, que tem larga aceitação no mercado nacional e internacional, o mogno tornou-se a espécie mais explorada pelos madeireiros, chegando a ponto de estar ameaçado de extinção por não haver um manejo sustentável adequado, e nem tão pouco um trabalho intensivo e contínuo de reflorestamento, desta espécie arbórea, na mesma proporção em que ela é extraída das matas nativas. Mas levando-se em consideração exatamente o alto valor comercial de sua madeira, o cultivo comercial do mogno, poderia se tornar mais uma fonte de renda para os produtores rurais, através da venda de sementes, vendas de mudas e da própria madeira, além deste cultivo econômico também contribuir diretamente para a queda no processo do extrativismo indiscriminado de espécies arbóreas nobres em nosso país - Luiz Gonzaga, 2010.

Pesquise mais sobre o assunto nos links abaixo...

Professor Pereira:
www.mognoonline.com.br

Mogno Brasileiro Gera Milhões - Reportagem na Revista Terra Viva:
http://sementescaicara.com.br/Sementes/Mogno/Bras/terraviva.pdf

Mogno: Esta Madeira Vale Ouro: http://sementescaicara.com.br/Sementes/Mogno/Bras/valeOuro.pdf

Mogno Ressurge no Cerrado de Minas Gerais: http://sementescaicara.com.br/Sementes/Mogno/mogno002.pdf

Mogno Plantado Gera Milhões em Minas Gerais:
http://sementescaicara.com.br/Sementes/Mogno/Mogno01.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário