Ambiente Pessoal

Ambiente Pessoal
(eu e os mognos)

domingo, 29 de setembro de 2013

AMBIENTE EXTERNO: "Mexendo no Problema Errado"

Por CARLOS BRICKMANN


 Não é questão de nacionalidade: um dos maiores médicos do Brasil foi um ucraniano, Noel Nutels, que levou a saúde pública às áreas indígenas da Amazônia.
A questão é outra: é que o Governo criou uma enorme polêmica por achar que Saúde é Medicina.
E não é: Medicina é a última etapa na luta pela Saúde.
A Saúde começa pela engenharia─ saneamento básico.
A água potável e os esgotos reduzem o número de doentes (e derrubam a mortalidade infantil).
Educação é o segundo passo: quem lava as mãos e cuida da higiene básica, mantém o mosquito da dengue à distância, assegura a limpeza dos animais domésticos e cuida de seu lixo tem mais condições de evitar doenças.

Condições de vida são importantes: roupas e calçados minimamente adequados, alimentação suficiente, moradia saudável fazem milagres.

Se uma pessoa educada, com acesso a saneamento básico alimentação e moradia, devidamente vacinada, mesmo assim fica doente, então cabe à Medicina cumprir seu nobre e insubstituível papel de cura.
          
*Em resumo, não adianta trazer grandes especialistas mundiais sem que a população tenha condições adequadas de vida. Tem? Não, não tem. E não falemos de periferias: Guarulhos, na Grande São Paulo, segunda maior cidade do Estado, 13ª do país, com 1,2 milhão de habitantes, onde está o maior aeroporto internacional do país, não trata nem metade dos esgotos que lança no rio Tietê.

* A propósito: sem seringas, termômetro, um medidor de pressão, um medidor de glicemia, alguns remédios, que é que se espera de um médico? Milagres?

*Lembre-se sempre*:
*"Embora ninguém possa voltar atrás e  fazer um novo começo,
    qualquer um pode  começar agora e fazer um novo fim".*

 *Esta é uma comunicação oficial do Instituto Endireita Brasil.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário