Ambiente Pessoal

Ambiente Pessoal
(eu e os mognos)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

AMBIENTE INTERNO (A Crise Sempre Foi de Auto Conhecimento...)



Sim, a partir do momento que percebi que ainda não me conhecia, percebi também que não podia viver e conviver plenamente, porque, como posso ser se ainda não conheço (reconheço, enxergo e aceito) as minhas falhas, que são aquelas coisas em mim que não funcionam para a minha felicidade?! E como posso ser uma pessoa plena (realmente feliz), se ainda não conheço os meus potenciais?!

O auto conhecimento é fundamental para que eu seja uma pessoa plena... Para que eu enxergue o meu Bem Interno, a minha Ética e encontre uma forma de fazê-la funcionar externamente, no dia a dia, rotineiramente...

Se o mundo sofre com uma crise ética, que é a crise dos reais valores, de respeito a vida, em primeiro lugar em mim mesmo, para poder respeirá-la fora de mim, porque Deus está em mim como EU; Deus está em você como VOCÊ; Deus está nas coisas como COISAS... (o filme AMAR, COMER E REZAR, com Julia Robert, trás uma referência interessante a esse respeito). Então isso pode indicar que o mundo sofra sim de uma crise de auto conhecimento...

Mas como se auto conhecer?!

Penso que para isso tenhamos de estar presentes em tudo que fazemos, desde o que pensamos, sentimos, imaginamos, até quando colocamos mãos à obra, realizando tudo...

A atitude é:
sermos presentes em nós mesmos e fora de nós!

Mas como conseguir isso?!

Parando e "tomando um só assento" (orientação presente no livro UM CAMINHO COM O CORAÇÃO, do autor Jack Kornfield)...
E isso quer dizer: treinar ficar quieto e se auto observar, todos os dias um pouquinho!

John Roger, do MSIA (Movimento da Senda Interna da Alma), também nos orienta a esse respeito, quando cita, nas suas mensagens do AMANDO CADA DIA:

"Torne-se altamente seletivo e tenha discernimento sobre os pensamentos que surgem em sua mente. Observe sua mente.
Quem é esse que observa? Você. Você não é sua mente, suas emoções ou seu corpo." - John Roger
(De: O Poder Dentro de Você, pág. 64).

A boa notícia é que a "crise" está dentro de cada um... Logo, cada um, pode ter sua própria habilidade de resposta (responsabilidade) para resolvê-la e, em conjunto, o mundo melhora!

Assite o vídeo ECOLOGIA MENTAL,
com Leonardo Boff...

Vale a pena investir um tempo para escutar uma pessoa que tão bem discursa sobre um assunto que é realmente importante...
(Clique na conexão abaixo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário